Suas- Sistema Unico de Assistencia Social- O Suas comporta quatro tipos de gestão, dos Municipios, do Distrito Federal, dos Estados e da União. Dos instrumentos de gestão pontua-se sobre o Plano de Assistencia Social, o Orçamento de Assistencia Social, Gestão da Informação e Relatório e Prestação de Contas. Os sistemas de Informação operacionalizam as transferencias dos recursos, facilitando a agilidade, transparencia, visisbilidade e reduz a margem de erro das informaçoes.
Os recursos do Fundo Nacional de Asssitencia Social deve ter como finalidade as diretirzes estabelecidas pelo NOB/SUAS.
A rede SUAS surgiu para suprir as necessidades de comunicação no âmbito do SUAS e de acesso a implementação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), com a iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), que serve de instrumento de gestão e divulgação dos gestores, técnicos, entidades, sociedade civil e usuários. As informações do sistema SUAS são utilizados pelos orgão de controle.
Tem a regulação com a Constituição Federal de 1988, dando suporte aos processos e procedimentos vinculados a operação da Política Nacional de Assistência Social e ao financiamento, e também os seguintes aplicativos que configuram a rede SUAS atualmente que são:
SUAS Web que é acessado por todos os municípios e estados; Info SUAS que é o sistema de informação de repasses de recursos; Cad SUAS que é o Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social; o SIC NAS, Sistema de Informação do Conselho Nacional de Assistência Social, entre outras ações relacionadas a gestão de informação do SUAS.
Dos Sistemas de Informação, podemos ressaltar o SIPIA,um sistema de registro e tratamento de informações sobre a garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, tendo como base o ECA , e colocando-se, como um instrumento para ação dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos, nos níveis Municipal, Estadual e Federal.
Dos Sistemas de Informação, podemos ressaltar o SIPIA,um sistema de registro e tratamento de informações sobre a garantia dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, tendo como base o ECA , e colocando-se, como um instrumento para ação dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Direitos, nos níveis Municipal, Estadual e Federal.
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