Segundo o texto, a educação a distância está crescendo cada vez mais, principalmente o curso de Serviço Social. Se há faculdade a distância é porque existem pessoas interessadas em cursá-las, a questão é porque tanta procura por esses cursos, não só na área de serviço social, mas também em outras áreas como pedagogia etc., a duvida é, será que os profissionais formados nesses cursos virtuais possuem o mesmo grau de conhecimento acadêmico para atuar em áreas tão complexa como é o caso do serviço social e a pedagogia, vendo que são profissões que lidam diretamente com pessoas, ou seja, crianças e adolescentes que em muitos casos necessitam do profissional um estudo mais aprofundado da realidade em que eles vivem, da mesma forma que o aluno formado em um curso presencial no qual ele assiste todas as aulas?. Esta é a nossa preocupação em relação á estas instituições virtuais.
A educação no Brasil está tornando uma mercadoria onde o valor depende do mercado, sendo assim o ensino a distância está cada vez mais ganhando espaço nas instituições privadas e pública, no entanto devemos questionar sobre a qualidade desse ensino que está sendo ofertado para população, será que existe algum órgão por parte do governo para fiscalizar a qualidade do ensino.
Todavia devemos refletir sobre os avanços desses cursos para buscar entender quais os fatores determinantes presente nesta escolha. Não podemos negar que esse modelo de ensino possibilitou que pessoas que vivem em regiões afastadas conseguissem ter acesso ao ensino superior.
Que os cursos a distância cresce cada vez mais isso é fato e que essa é uma visão neoliberal isso também é fato. O Estado não importa com a qualidade dos serviços prestados, mas sim com a quantidade de pessoas que terão acesso a esses serviços, sem contar que os investimentos na área da educação não dá conta de atender as demandas, de modo geral a educação ao longo dos anos vem perdendo a qualidade. Podemos concluir que não houve interesse por parte do governo em todas as esferas tomar uma posição contraria no intuito de inibir o avanço dos cursos a distancia, portanto hoje acredito que seja impossível qualquer manifestação contraria no sentido de diminuir a oferta desses cursos virtuais, pois estamos caminhando para uma possível virtualização do saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário