quarta-feira, 23 de maio de 2012

O serviço social e as tecnologias de informação


        O serviço Social nasceu a partir da necessidade imposta pelo sistema capitalista, a tecnologia também de certa forma surgi de uma necessidade que o capitalismo tem de obter mais lucro.  O autor se apropria de conceitos de alguns autores como Marx   entre outros, no intuito de explicar como o serviço social pode atuar junto a todos esses avanços tecnológico.
          A questão é quem são os maiores beneficiários desses avanços tecnológicos e como os assistentes  sociais poderão desenvolver suas  atividades  dentro desse universo totalmente  informatizado.   É importante  refletir sobre essas  mudanças que aconteceu na sociedade como um todo, as substituições dos serviços humanos pelas  maquinas desde a revolução industrial, até a tecnologia da informação, o que essas  mudanças acarretaram para a sociedade, quais  foram  os  benefícios ou prejuízos trazidos  por esse avanço tecnológico?. Se por um lado a tecnologia aumentou o desemprego por outro lado, serve  como um instrumento de trabalho melhorando a qualidade dos serviços  prestados, tornando mais  ágil  varias áreas como nos bancos, escola, indústrias, e até mesmo no campo de estágio, pois, facilita o serviço aumentando à produtividade, reduzindo custos e a disponibilidade de informações como por exemplo   na Prefeitura de Londrina com  o Irsas, entre outros benefícios que  a tecnologia da informação  oferece.
         Entretanto, como toda mudança há dificuldades de adaptação, e consequências  como aumento  do desemprego além da  extinção de algumas profissões, que  antes  eram desenvolvidas  por  mão-de –-obra  humana, hoje são desenvolvidas por maquinas, isso levou a uma precariedade do trabalho, e o assistente social atua no processo de reprodução da força de trabalho.   por isso é preciso criar outros meios de inserir no mercado de trabalho aqueles que foram prejudicados com as novas mudanças que veem no intuito de obter mais lucros, com redução  do número de trabalhadores, aumento da  produção, e até mesmo dentro das profissões como vemos no Serviço Social.     
        A tecnologia da informação para o assistente social é uma ferramenta de trabalho muito importante para investigação, informação, pesquisa, ampliando as condições de trabalho e na organização do mesmo, como para a utilização de apropriação tanto para o serviço, quanto para os usuários do Serviço Social.   
         A negação das tecnologias de informação no trabalho do assistente social, certamente não é o melhor caminho, a profissão deve acompanhar o processo de globalização e as novas exigências, e utilizar-se destas, como ferramentas para o acalce dos objetivos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário