sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Rede Social como uma Realidade Paralela

A Rede Social

O imapacto do facebook na sociedade nos faz pensar em como tem avançado a tecnologia em nosso meio, pois assim este como outras redes socias podem influenciar tanto de maneira positiva quanto negativa, expondo a vida das pessoas ao conhecimento do mundo.

Como Assistentes Sociais, devemos estar atentos aos impactos dessas redes sociais na vida social, nos questionando para que tipos de novas ideologias e representações sociais estão sendo construidas por meio destes.

Observa-se que a construção de uma realidade, a realidade virtual, com uma dinâmica transformadora da realidade, onde a forma de agir, os comportamentos da realidade virtual, são diferentes da realidade de fato, como se fosse uma realidade simbólica, e com inúmeros novos significados para a vida social.

A virtualidade não substitui as relações do "mundo real", e se substituir é considerado patológico, mais no entanto, incorpora novos conceitos, como por exemplo a superficialidade das relações interpessoais.

Os individuos inseridos nas redes sociais tendem a necessitar do constante olhar e aprovação do outro, uma vez que cada atitude, pensamento ou momento, deve ser visto e "admirado" pelos outros, como um "Grande Espelho de Narcizo".

Diante da construção dessa "realidade paralela", devemos nos atentar para o impacto desta nas questões sociais, nas relações de quem não tem acesso a esse mundo virtual, e nos questionarmos até onde isso pode ser positivo ou negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário