sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Impacto da Internet na sociedade


O texto relata sobre os impactos que as tecnologias trouxeram e trazem para a sociedade, mencionando a revolução industrial, as lâmpadas elétricas, e claro a internet, que em todas essas transformações, de cada    época, houveram "revoltas" devido ao impacto causado pelas mudanças na sociedade, considerando na área do trabalho que trouxe muito desemprego onde os operários  foram substituidos pelas maquinas.
Devemos considerar que o avanço tecnológico trás beneficios para a sociedade, o progresso, tendo como ponto positivo uma maior produtividade, o acesso a informação que ficou mais rápido e fácil, além do conhecimento de novas pessoas e culturas, o que é muito interessante, essa passagem do tempo em que duas gerações vivem momentos diferentes da historia tendo que se adaptar as mudanças, e criando novas ideologias e representações sociaismais.
Do mesmo modo devemos considerar os pontos negativos, devido ao mau uso dessa ferramenta, como exposição exagerada de sua vida ou de familiares, o desemprego por falta candidatos qualificados, a modificação nas relaçoes interpessoais, entre tantas outras consequências que talvez só nos daremos conta nas próximas décadas.
Quando mencionado sobre o mundo virtual e real, o autor passa a impressão de que o virtual pode ser "mais facil" que o real, onde o individuo tem mais liberdade, podendo utilizar deste meio para se expressar, com sua verdadeira identidade ou não, mais concerteza com seus verdadeiros desejos.
Podemos enfatizar que um dos grandes prejudicados com todos esses avaços tecnologicos foram a classe operária, vendo que muitos ficaram desempregados, aumentando ainda mais o exercito industrial de reserva, um dos exemplos disso são os bancários com a criação dos caixas eletronicos, onde hoje o próprio cliente faz seu atendimento, o que dispensa a mão de obra humana.
Assim como discutido nas  postagens anteriores, devemos nos ater para as consequências que já podemos observar nas relações sociais, e nas possibilidades de atuação dentro dessas mudanças e suas consequências. Cada autor que lemos tras um olhar das novas tecnologias e seus impactos, e a partir destas podemos fazer uma reflexão, e concluimos que essa mudança está acontecendo, e mensura-la no momento, é tarefa ardua, porêm como futuros profissionais que atuam nas relações sociais, e nas questões sociais , devemos ficar atentos e atualizados sobre como trabalhar a partir dessas novas representaçoes sociais que emergem desses novos aparelhos ideológicos.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A Rede Social como uma Realidade Paralela

A Rede Social

O imapacto do facebook na sociedade nos faz pensar em como tem avançado a tecnologia em nosso meio, pois assim este como outras redes socias podem influenciar tanto de maneira positiva quanto negativa, expondo a vida das pessoas ao conhecimento do mundo.

Como Assistentes Sociais, devemos estar atentos aos impactos dessas redes sociais na vida social, nos questionando para que tipos de novas ideologias e representações sociais estão sendo construidas por meio destes.

Observa-se que a construção de uma realidade, a realidade virtual, com uma dinâmica transformadora da realidade, onde a forma de agir, os comportamentos da realidade virtual, são diferentes da realidade de fato, como se fosse uma realidade simbólica, e com inúmeros novos significados para a vida social.

A virtualidade não substitui as relações do "mundo real", e se substituir é considerado patológico, mais no entanto, incorpora novos conceitos, como por exemplo a superficialidade das relações interpessoais.

Os individuos inseridos nas redes sociais tendem a necessitar do constante olhar e aprovação do outro, uma vez que cada atitude, pensamento ou momento, deve ser visto e "admirado" pelos outros, como um "Grande Espelho de Narcizo".

Diante da construção dessa "realidade paralela", devemos nos atentar para o impacto desta nas questões sociais, nas relações de quem não tem acesso a esse mundo virtual, e nos questionarmos até onde isso pode ser positivo ou negativo.