sexta-feira, 23 de março de 2012

Pensando Tecnologia e Sociedade

RESENHA:
Pensando Tecnologia e Sociedade por Luziele Maria Tapajós

O processo acelerado da globalização econômica, a disputa por produto sofisticados está levando a um retrocesso a caminho da barbárie, ou seja, voltando para uma sociedade individualista que não se preocupa com o ser humano ,onde todos os acontecimento do cotidiano passam a ser naturais. A autora enfatiza para a importância de analisar quais são os efeitos que todo esse avanço tecnológico produzirá na sociedade.
É necessário compreender como se dá a relação entre tecnologia e mercado de consumo, como essas informações estão sendo utilizadas e a quem ela está servindo. O texto busca fazer esta reflexão sobre o mundo digital da maneira como esta nos está exposta.
Não podemos negar que a tecnologia tornou-se indispensável nos dias de hoje , neste contexto ela pode ser entendida como sendo uma construção social, e a sociedade conhecida como ela é nos dias atuais, todavia a tecnologia é uma rede de heterogêneo onde seus autores não distinguem sociais e não sociais, desconhecendo a verdadeira realidade entre objeto e relações sociais, sendo assim, vista como uma rede de cadeias interpretadas como associações de humanos e não humanos. A Internet atende milhões de usuários, e de acordo com a autora até os dias atuais são muitos os estudiosos interessados em buscar explicações sobre o assunto ,ou construir bases teóricas de uma nova ciência.
Esta sociedade bombardeada de informação, é levada a uma nova configuração, com novos poderes, novos saberes, abrindo possibilidades para novas "caras" para a dominação de sempre.
 Quando o assunto é tecnologia encontramos diversas opiniões, pois, tem aqueles que  a enxergam como benéfica e outros que  a criticam.
Como visto no texto também há controvérsias diante da cibercultura e o  ciberespaço entre os autores, pois estamos na era da informação virtual, em que  o sistema digital é universalizante e possibilita a integração da comunidade digital e seres humanos navegando e alimentando o universo através de informações, cultura, interatividade, correio eletrônico, mercado, pesquisas eletrônicas, entre outras.
Vemos um grande avanço da tecnologia na sociedade e como esta tem sido importante para o desenvolvimento, no em tando  temos a polemica onde se discute se o virtual irá substituir o real, o humano.
Ainda é um tema para ser discutido, contudo é notável que não temos como retroceder e sim avançar, sabendo conviver com a tecnologia sem deixar de lado o humano, o contato físico.
Tapajós, referencia Marx, onde nos fica claro a relação entre as tecnologias( como instrumentos de trabalho das sociedades atuais) e a  análise dos elementos da realidade, onde a revolução informacional não se desenvolve a partir de tendencias individuais e então não deve ser isolada para compreensão e sim atentar-se para o novo, as novas concepções, as novas configurações que acompanham o advento das tecnologias.

domingo, 18 de março de 2012

O que são Sistemas de Informação

O que são Sistemas de Informação
Primeiramente devemos compreender o que é um SISTEMA, sistema segundo Antonio Carlos M Mattos, é a relação de dois elementos, sendo estes, uma coleção de objetos e uma relação lógica entre eles. É igualmente importante compreendermos o significado de INFORMAÇÃO, que segundo o autor é a interpretação de dados, uma vez que estes sem interpretação se tornam inúteis, então somente as pessoas tem condições de transformar dados em informações. O conjunto de informações interligadas e logicamente relacionadas transformam-se em um CONHECIMENTO.
 Um Sistema de Informação não precisa ter computadores, mais deve apresentar os elementos conceituados acima; este é constituído por um conjunto de módulos de comunicação, e esta comunicação se dá por meio de quatro elementos: emissor, receptor, canal e protocolo, sendo estes conectados entre si. O EMISSOR  emite dados codificados por meio de ondas de rádio, sonoras, etc; o RECEPTOR recebe os dados passando-os para frente; o CANAL é o meio físico pelo qual passam os dados do emissor para o receptor, podendo ser de qualquer natureza: água, ar, fibra óptica, cabo metálico, etc; o PROTOCOLO é uma linguagem comum entre o receptor e o emissor, se o protocolo não for conhecido ou pelo receptor ou pelo emissor a comunicação não se dá.               Como mencionado, podemos observar que o conceito de sistemas de informação vai além da memória de um computador, pois, quando se trata da memória, processador, e módulo de controle  os humanos também tem uma  forma de armazenar informações na memória, como processar as informações  obtidas através do pensamento. Com isso pode-se definir como um conjunto, um trabalho que se integram no desempenho de uma função entre máquinas e pessoas para que se possa alcançar eficiência e  sucesso ambos estando interligados.
É importante salientar que o maior sistema de informações é o nosso cérebro também conhecido como rede neural e existe todo um conjunto de fios que acompanha  essa rede ela é a mais avançada do que qualquer computador . No entanto o homem  transfere o seu conhecimento para a maquina deixando a impressão de que a maquina  sozinha é possuidora do conhecimento.